quinta-feira, 25 de março de 2010

Ritalina, remédio usado para tratar crianças com déficit de atenção, melhora capacidade de aprender, dizem cientistas


RIO - A ritalina, medicamento muito usado pelos médicos para ajudar crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a melhorar a concentração, atua também na velocidade de aprendizagem, disseram os cientistas nesta segunda-feira.


Em pesquisas feitas com animais, os pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco, nos Estados Unidos, provaram pela primeira vez que o remédio interfere nas habilidades cognitivas, aumentando a atividade dos neurotransmissores de dopamina dentro do cérebro.


Neurotransmissores são mensageiros químicos que fazem os neurônios se comunicarem. A pesquisa com a ritalina mostrou que o remédio atua num tipo de dopamina, aumentando sua capacidade de concentração, mas também atua em outro tipo, interferindo no processo de aprendizagem. Isso ocorreria porque a ritalina atua na comunicação entre os neurônios durante a sinapse.

- A descoberta pode ajudar a desenvolver novas drogas, com menos efeitos colaterais, que auxiliem na melhoria do foco e do aprendizado - disse o cientista que liderou a pesquisa Antonello Bonci, da Ernest Gallo Clinic e professor de neurologia da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF).


Fonte: O Globo

11 comentários:

Anônimo disse...

olá adorei o blog
na minha familia tem 4 TDAHs (inclusive eu) e um com retardo mental grave com prejuizo na fala, na cognição e no raciocino....
É uma pena que tem muiotas pessoas sem tdah traficando ritalina pela internet, para outros fins. Não sabem o perigo que estão correndo. Uma coisa é ritalina para portadores e outro é para nao portadores....
ts ts ts...
Eu consegui direito ao medicamento Concerta pelo governo, pelo SUS.
É uma pena que o medicamento ainda é caro... E deve ter muits crianças com TDAH apanhando e sendo colocado de castigo ou sendo ridicularizados, porque não conseguem aprender na escola e sofrendo sem saber o porque.
os portadores aos olhos de quem não entende, parecem ser irresponsáveis, preguiçosos, maconheiro (devido a propensão a drogas), desorganizado, burro, lezo, lerdo, maluco....avoado..etc.

Anônimo disse...

Tenho um filho com tdha e usa o medicamento concerta, eu gostaria de saber como conseguiu o medicamento pelo SUS ?

Unknown disse...

Opa,

Sou TDAH também e gostaria de saber como o Sr conseguiu o medicamento pelo SUS.

Grato

carolina disse...

tenho um filho com TDAH, o médico receitou concerta, mas é muito caro... É INCRIVEL como ele fica mais tranquilo e calmo quando esta sob o efeito do remedio porém, nao posso compra-lo, nao tenho condiçoes. Como faço para conseguir pelo SUS.

Elaine disse...

Olá... tenho um filho de 13 anos com Tdah e transtorno bipolar venho tentando tratá-lo desde seis anos de idade,mas sem sucesso algum pois tomou por um curto período ... agora já crescido com quase 80 k ele fez um tempo de tratamento com psquiatra e tomou ritalina 06 compr(10)mg a cada 4 hr (dia) e topiramato...agora a mais de 01 ano sem tratamento por isso todo esses anos sem sucesso.Tenho outra filha de 12 anos que tambem tem DA e enfim sem sucesso pois necessita de ritalina, só passaram de serie até agora por ser automatico o sistema escolar estadual.Peço que me oriente como posso conseguir esses medicamentos pelo governo(sus).O custo dos medicamentos é muito alto e meu marido não tem condições.Por favor me ajudem!!!

Luciana disse...

Meu filho com 12 anos tem TDAH efaz uso de ritalina desde 08 anos. Eu acho que esse remedio ajuda muito ele na concentração sim, principalmente, é bem perceptível quando passa o efeito do remedio.. ou quando ele nao toma, por algum motivo. Ele fica extremamente agitado.. e isso o ajudou muito na escola. Mas gostaria de ajuda no que diz respeito a comportamento a nivel de querer ajudar, querer fazer as coisas, respeitar quando nao estou perto.. Ele teve a perda do pai aos 09 anos. Atualmente estou casada novamente e ele o adora, mas o enfrenta.. é muito complicado.. se puderem me ajudar!!

Unknown disse...

Olá queridos

Meu filho conseguiu, depois de quase um ano de fila de espera, entrar no grupo de TDAH do Hospital das Clínicas, e lá os médicos receitam a ritalina (10mg) e é possível pegar na farmácia do próprio HC, de graça.
Atendimento médico-hospitalar em regime ambulatorial e de hospital-dia para adultos, adolescentes e crianças.
O Instituto de Psiquiatria disponibiliza os seguintes serviços e grupos especializados:
- Ambulatório para Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção – ADHA;
- Ambulatório de Ansiedade – AMBAN;
- Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – GREA;
- Ambulatório de Ansiedade na Infância e na Adolescência – AMBULANSIA;
- Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares – AMBULIM;
- Ambulatório de Transtornos Afetivos na Infância e na Adolescência – ATA;
- Ambulatório de Transtornos Alimentares – GATA;
- Grupo de Atendimento e Reabilitação ao Paciente Esquizofrênico – GARPE;
- Grupo de Terapia Ocupacional – GRITO;
- Grupo de Estudos de Doenças Afetivas – GRUDA;
- Programa Psicoterapia Dinâmica Breve de Adolescentes – PPDBA;
- Núcleo de estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica – NUFOR;
- Programa de Atendimento ao Obeso – PRATO;
- Programa de Genética e Farmacogenética – ProGene;
- Projeto Esquizofrenia – PROJESQ;
- Projeto Transtorno Bipolar – PROMAN;
- Projeto Pró-Mulher – PROMULHER;
- Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo – PROTOC;
- Projeto Déficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto – PRODATH;
- Projeto Sexualidade – PROSEX;
- Projeto Terceira Idade – PROTER;
- Grupo de Estimulação Cerebral – EMT;
- Eletroconvulsoterapia – ECT;
- PPDBA;
- Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência – SEPIA;
- Programa de Atenção à Mulher Dependente Química – PROMUD;
- Ambulatório Integrado Transtornos de Personalidade e do Impulso;
- Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso.

Também são disponibilizados os seguintes serviços assistenciais:
- Ambulatório geral;
- Hospital-dia;
- Internação;
- Visitas a pacientes internados;
- Psicoterapia;
- Equipe Odontológica;
- Unidade de Geriatria – Enfermaria.

Perto de Você

Encontre postos prestadores de serviços do governo perto de uma localidade


Órgão responsável

Secretaria de Estado da Saúde
Órgão Prestador

Instituto de Psiquiatria - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - CEP: 05403-010 - São Paulo
Fone: (11) 3069-6000
Fax: (11) 3069-6000.

elisangela disse...

olá, me chamo elisangela, tenho um filho com tdah, ele tem 13anos e deste aos 5 anos faz o tratamento.ele toma ritalina la 30,e respiridona de 1, gostaria de saber se eu consigo este remédios pelo sus.o que devo fazer para consegui-los.meu email. elifreal@gmail.com. aguardo respostas. obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde.
Rescentemente eu (53) e minha filha (14) detectamos atraves de diagnostico c neoropsicologo e paiquiatra q somos portadoras de deficit de atencao. Alguem pode me informar se o governo disponobiliza o medicamento e como fazer para obter. Obg

Unknown disse...

Bom dia, amei o blog, realmente considerava meu fiolho como desleixado, preguiçoso, burro, etc... até entender o que ele tinha depois de passarmos por varios médicos, psicologos, pedagogos, e finalmente o Neuro, fopi diagnosticado com TDAH, hj faz tratamento cm FONO e NEURO, toma Ritalina 10mg pela manha de 2 a 6F. No começo li vários comentários ruins sobre a Ritalina, me senti culpada por ele rter TDAH, ainda nao sei como acontece esse transtorno pois não é uma doença...então como e pq meu filho tem TDAH ? Ele só tem 06 anos e já toma este medicamento. Ficou 01 mês sem tomar a medicação e na escola já tive reclamações dele. Ele é muito inteligente e percebo que a Ritalina o ajuda no aprendizado, antes não sabia contar a té 10 e hoje conta até 30. Sabe o alfabeto todo melhor que eu kkkkk. Mas continua desorganizado com suas coisas, seu material escolar sempre perde, roupas e brinquedos jogados pela casa ai ai. Fico com medo de como será sua adolescência, seu futuro se eu morre, ele ficará sozinho.

Anônimo disse...

Esse medicamento decha as criancas dopada