terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicas de Livros sobre TDAH


Alguns leitores deste blog estão pedindo indicações de livros sobre HIPERATIVIDADE OU TDAH. Então, ai vai:

No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos, cujos direitos foram cedidos à ABDA pelo autor.Mattos, Paulo. São Paulo, Lemos Editorial, 2001.





TDA/TDAH - Sintomas, Diagnósticos, e Tratamentos: Crianças e Adultos

Phelan, Thomas W.2005 – M.Books do Brasil Editora
Sabe aquela criança que não pára um minuto e deixa pais, irmãos e professores loucos?

Ela pode ser vítima de um transtorno que atinge cerca de 5% das crianças. E o melhor: o problema pode ser contornado.


É uma obra que tem como foco principal o contexto educacional para a inclusão de alunos com TDAH.

Trata-se de um transtorno que causa um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive. É de suma importância que o diagnóstico seja definido o quanto antes evitando-se assim um comprometimento ainda maior da criança. Afinal é muito comum apresentarem dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social além de um baixo rendimento escolar.


O professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com TDAH. Afinal muitas crianças são rotuladas injustamente com esse diagnóstico pelos professores. Porém, muitos desconhecem a condição do TDAH e como lidar com estes alunos em sala de aula.


Diante da prevalência de 3% a 6% desta síndrome, sendo na sua maioria crianças em idade escolar, não se trata, portanto, de algo tão incomum assim. Neste caso, não podemos negar que muitas escolas irão se deparar com estes alunos. Então, como adequar a classe regular para os mesmos?

Em virtude desta problemática, este livro aborda diversas estratégias para serem utilizadas em sala de aula e também para pais e familiares destas crianças a lidar melhor com esta síndrome.

Inclusive descrevemos a relação teoria X prática, em que uma das autoras conta toda sua experiência como educadora de um aluno com diagnóstico de TDAH, a qual, menciona passo a passo suas intervenções, dúvidas e êxitos. Portanto, este livro contém informações relevantes e esclarece que é possível diminuir o fracasso e a evasão escolar, no que diz respeito a estes alunos.

Também é uma forma de atrair a outros profissionais da área da educação a realizarem mais trabalhos científicos tendo como eixo norteador às implicações atreladas aos portadores de TDAH no contexto educacional.


"Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade: O que é? Como ajudar?"
É um excelente recurso para o esclarecimento e a orientação sobre essa problemática tão freqüente e perturbadora para a vida das crianças e dos adolescentes afetados pelo que popularmente se chama de "bicho carpinteiro".
Sua leitura acessível e agradável fornece aos jovens, seus pais e familiares, bem como aos professores e profissionais da área de saúde mental que os acompanham, os conceitos essenciais e mais atualizados sobre TDAH.
Este livro está dividido em duas partes complementares, mas independentes.
A primeira traz interessante história de um garoto com TDAH, a qual exemplifica, de forma envolvente e lúdica, questões relativas a esse quadro clínico. Essa via é extremamente rica para fornecer aos jovens leitores conhecimentos suficiente para dar sentido às suas vivências desestruturadas, bem como incentivá-los a aderir ao tratamento indicado.
A segunda parte do livro apresenta a descrição precisa do TDAH e seu tratamento. Este é um livro que é fácil de entender o TDAH pela história que ela traz com ilustrações explicativas.
Obs: Este blog tem o objetivo de levar até o leitor indicações de livros que possam esclarecer mais o assunto - Os livros citados aqui podem ser achados nas livrarias.

6 comentários:

Bianca disse...

Sou graduada em matemática, e atualmente faço especialização em educação matemática, e estou escrevendo um artigo sobre o TDAH, e seu blog esta me ajudando muito incialmente, gostaria de dicas de algum filme que aborde o tema, e de algum material que tenha sobre o assunto pra auxiliar no meu artigo

vivian disse...

OLÁ ALEXANDRE.
GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, VAI ME AJUDAR A RESOOLVER UM GRANDE DESAFIO.
TAMBEM TENHO FILHO TDAH, E QUE POR NÃO SABEREM COMO LIDAR COM ELE NA ESCOLA AGORA ME VEJO DAINTE DE UMA CRIANÇA COM FOBIA ESCOLAR.ENTÃO ME PERGUNTO, COMO AJUDO O MEU FILHO?
E VEJO QUE NO SEU BLOG HÁ ALGUMAS RESPOSTAS.
OBRIGADA DESDE JÁ.
VIVIAN

Ana disse...

Oi Alexandre seu blog é maravilhoso,sou mãe de um adolescente com TDAH e faço pedagogia e minha monografia vai ser sobre a falta de estrutura das escolas e dos professores para lhe dar com crianças portadoras do TDAH, seu blog esrá me ajudando muito.

LIa disse...

Divulgo o livro infantil JOÃO AGITADÃO que tem como público alvo as crianças hiperativas e ajuda a elevar a autoestima dessas crianças.
www.caravansarai.com.br/LivJoaoAgitadao.htm
www.facebook.com/joao.agitadao

Maricelia disse...

tambem sou mãe de uma criança com
TDAH no momento me encontro muito aflita pois esta muito difícil na escola...

Anônimo disse...

OLÁ! SOU JOSI, TENHO UM IRMÃO COM TDHA QUERIA MUITO UMA INDICAÇÃO DE UM LIVRO PARA MINHA MÃE. ESTOU PERCEBENDO QUE ELA TEM DIFICULDADES EM ENTENDER ELE. UM LIVRO DE AUO AJUDA PARA ELA SABER COMO TRATAR ELE.